29 de maio de 2009

A Era Vargas - Populismo

Clique aqui e saiba sobre a Era Vargas e o populismo.

2 comentários:

Unknown disse...

1) Populismo é uma forma de governar em que o governante utiliza de vários recursos para obter apoio popular. O populista utiliza uma linguagem simples e popular, usa e abusa da propaganda pessoal, afirma não ser igual aos outros políticos, toma medidas autoritárias, não respeita os partidos políticos e instituições democráticas, diz que é capaz de resolver todos os problemas e possui um comportamento bem carismático. É muito comum encontrarmos governos populistas em países com grandes diferenças sociais e presença de pobreza e miséria.
Getúlio Vargas, ex-presidente do Brasil, adotou o populismo como uma das características de seu governo. Apelidado de "pai dos pobres", promoveu seu governo com manifestações e discursos populares, principalmente no Dia do Trabalho (1º de maio). Não respeitou a liberdade de expressão e a democracia no país. Usou a propaganda para divulgar suas ações de governo, e os demais meios de comunicação.

2) Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
GV investiu muito na área de infra-estrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE (Instituto brasileiro de Geografia e estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.

Unknown disse...

1- Governo populista é uma forma de governo em q os governantes usam varios recursos para obter o apoio da população. No popularismo os governates uttiliza uma linguagem simples e igual a q a população fala..
dai eles dizem não ser iguais aos outro politicos, mais isso so para eles fotarem neles...

2-salario minimo, Consolidação da lei de Trabalho, semana de trabalho de 48hs com direitos a ferias remuneradas, carteira de trabalho.