9 de julho de 2010

ATIVIDADE 1ºB SOCIOLOGIA

Olá!!! Pessoal.
Vamos fazer uma atividade diferente. Leiam com atenção as instruções:
Leia o texto da apostila ou pesquise na internet e responda nos comentários dessa atividade as seguintes questões:
1 - O que é fato social?
2 - Quem foi Émile Durkheim?
3 - Fale resumidamente das três características dos fatos sociais:
a) Coerção social:
b) Exterior aos indíviduos:
c) Generalidade.
Não esqueçam de colocar o nome na postagem, que vou corrigir e avaliar as respostas.
Leia atentamente na página principal do blog como postar comentários.

12 comentários:

Anônimo disse...

1-um fato social é qualquer forma de indução sobre os individuos que e tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existencia independente e estabelecida em toda a sociedade, que e considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos socias estabelecidos.

Anônimo disse...

2-Émile Durkheim e considerado um dos pais da sociologia moderna.Durkheim foi o fundador da escola francesa da sociologia, posterior a Max, que combinava a pequiza empirica com a teoria sociologica.
E amplamente reconhecido como um dos melhores teoricos do conceito coesão social.

Joice,Tainara e Fábio disse...

1-um fato social é qualquer forma de indução sobre os individuos que e tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existencia independente e estabelecida em toda a sociedade, que e considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos socias estabelecidos

Joice,Tainara e Fábio disse...

2-Émile Durkheim e considerado um dos pais da sociologia moderna.Durkheim foi o fundador da escola francesa da sociologia, posterior a Max, que combinava a pequiza empirica com a teoria sociologica.
E amplamente reconhecido como um dos melhores teoricos do conceito coesão social.

Alexsandro,Douglas,Edson disse...

1:são modos de pensar sentir e agir de um grupo social embora exteriores as pessoas são interrogadas.
2:nasceu em epinal ,na alasca descendente de uma familia de rabinos iniciou seus estudos filosoficos na escola normal superior de paris durkheim é apontao como um de seus primeiros grades teoricos uma de suas obras fundamentais as regras do metodo sociologico publicado em 1895.
3a:o grau dos fatos sociais se torna evidente pelas sacoes a que os individuos estara sujeito quando tenta se rebelar contra elas.
3b:a segunda caracteristica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os individuos independentemente de sua vontade ou de sua adesão.
3c:é social todo fato que é geral,que se repete em todos os individuos ou ,pelo menos na maioria deles.

Juliander HERMES disse...

Juliander Hermes 1°B

1-São as maneiras coletivas de fazer, pensar e sentir impostas coercitivamente ao indivíduo. Todos os processos de interação humana são fatos sociais. São características dos fatos socias: generalidade, exterioridade e coercitividade.


2-Foi um dos fundadores da sociologia moderna, utilizou métodos científicos para realizar o estudo dos grupos sociais. Durkheim acreditava que os indivíduos são o produto de forças sociais complexas e não podem ser entendidos fora do contexto social em que vivem. De acordo com Durkheim, esta consciência coletiva difere totalmente das consciências individuais que a formam. Aplicando este conceito em sua obra.

3-A)É onde predomina a solidariedade orgânica, a coesão social não está assentada em crenças e valores sociais, religiosos, na tradição ou nos costumes compartilhados, mas em códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam nas normas jurídicas.

B)exterioridade, que pode ser entendida como a existência de um fenômeno social que atua sobre os indivíduos, mas independe das vontades individuais;

C)A “generalidade” de um fato social é sua unanimidade, é garantia de normalidade na medida em que representa o consenso social, a vontade coletiva ou o acordo de um grupo a respeito de determinada questão.

Joice,Tainara e Fábio disse...

3-A)coersão social ou seja a força que os fatos exercem sobre os individuos levandos a conformar as regras da sociedade em que vive,independemente da sua vontande e escolha.
B)A segunda caracterisca dos fatos sociais e que eles existem e atuam sobre os individuos independemente de sua vontade e de sua adesão conciente ou seja são exteriores aos individuos.
C)A terceira caracteristica aponta por Durkheim e a generalidade.E social todo fato que e geral que se repete em todos os individuos ou , pelo menos na maioria deles.

MICHELLE,ROSANGELA disse...

1:Distingue 3 caracteriscas dos fatos sociais.1 delas e a coerçaõ social;ou seja a força que os fatos exercem sobre os individuos,levando-os a conforma-se as regras da sociedade em que vive independentimente de sua vontade e escolha

2:foi um filosofo que reuniou os cientistas que ficou conhecido como grupo A SOCIOLOGICA FRANCESA.Ele nasceu em epinal,na alsacia,descendente de uma familia de rabinhos.

3:Coerção os fatos sociais se torna evidente pelas sanções a que o individuo estara sujeito quando tenta se rebelar contra elas.A reação negativa a certa forma de conportamento e ,muitas vezes,mais intimidadora do que a lei.A educaçao entendida de forma geral,ou seja,a educação formal e a informal desenpenhado segundo durkheim,uma importante tarefa nessa conformação dos individuos a sociedade em que vivem,a ponto de,apos algum tempo as regras estarem internalizadas e transformada em habitos.
EXTERIOR AOS INDIVIDUOS: as regras sociais, sa leis,ja existem antes do nascimento das pessoas,são elas impostos por mecanismo de coesão social,como a educação portanto os fatos socias são os mesmos tempo coercitivos e dotados de existencia exterior as consieencias individuais.
GENERALIDADE:E social todo fato que e geral,que se repete em todos os individuos ou, pelo menos na maioria deles.por essa generalidade,os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo,com as formas de habitaçao,comunicação,os sentimentos e a moral.


ALUNAS:MICHELLE,ROSANGELA

Anônimo disse...

1:um fato social é qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade,
2:Emile durkheim foi um porofessor de sociologia muito respeitado em toda a europa.
3:
A: a coerção social é a força que os fatos sociais exercem sobrea o individuo, levando-os a conformar-se com as regras da sociedade em que vivem.
B:A segunda caracteristica que eles existem e atuam sobre os individuos independentes de sua vontade ou de sua vontade ou de sua adesão social.
C:é o fato que se repete em toda a sociedade ou na maioria dela.

Nome: Lucas Pereira, Mateus Monteiro.
1ºB

Allan, Fernando, Moisés disse...

1 - Um fato social é uma ação executada na sociedade. Não uma ação privada, mas uma ação em que há varios indivíduos envolvidos.
2 - Émile Durkhein foi o responsável por tornar a sociologia, uma disciplina reconhecida pela socidade. Foi um dos homens mais imoportantes para a sociologia.
3 - a)Coercitividade - característica relacionada com a força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram. Estes padrões culturais são fortes de tal maneira que obrigam as pessoas a cumpri-los.
b)Exterioridade - esta característica transmite o fato desses padrões de cultura virem do exterior e de serem independentes das suas consciências.
c)Generalidade - os fatos sociais existem não para a coletividade, e não para um indivísuo só.

CRISTY ELLEN, FABIANA E SIRLENE disse...

Alunas: Cristy Ellen, Fabiana e Sirlene.
N°: 05, 12 e 30.
Série: 1° ano B.

1) São as maneiras coletivas de fazer, pensar e sentir impostas coercitivamente ao indivíduo. Todos os processos de interação humana são fatos sociais. São características dos fatos socias: generalidade, exterioridade e coercitividade.

2) Émile Durkheim era um francês, que foi um dos fundadores da sociologia moderna,que utilizava métodos científicos para realizar o estudo dos grupos sociais. Durkheim acreditava que os indivíduos são o produto de forças sociais complexas e não podem ser entendidos fora do contexto social em que vivem. Ele formulou o termo consciência coletiva para descrever o caráter de uma sociedade particular.Durkheim tentou demonstrar as razões pelas quais os indivíduos cometem suicídio, e chegou à conclusão de que este ato é produto de um profundo conflito relacionado com o meio social exterior.

3)
a) Coerção social: É quando por exemplo quando uma pessoa vai de um pais para outro, ele tem que viver sobre o costume desse lugar, independetemente se le queira ou não.
b) Exterior aos indíviduos : Eles atuam sobre as pessoas indepedentemente de sua vontade, sendo ao mesmo tempo coercetivos ao exterior dos individuos.
c) Generaliedade: são os fatos sociais que se manifestam na natureza como se fosse habitação, comunicação,
sentimentos e a moral.

Anônimo disse...

BEATRIZ, SIRLEI 1°B
1) São fatos e motivos que ocorrem na sociedade, é caracterizado pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos.
2) Foi considerado um dos pais da Sociologia moderna, ele foi o fundador da escola francesa de sociologia, e também foi um dos primeiros grandes teóricos.
3)A- São fatos que exercem sobre os individuos levando-os a conformar-se as regras da sociedade em que vivem independente de sua vontade e escolha.
B- O exterior aos individuos é quando os fatos existem e atuam sobre os individuos independente de sua vontade ou de sua adesao consciente, os cotumes ja existentes antes do nascimento das pessoas.
C- Fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo, como as formas de abitação de comunicação e sentimentos.