9 de julho de 2010

ATIVIDADE 2º ANO - SOCIOLOGIA

Olá pessoal.
Nosso próximo tema é Indústria Cultural, Meios de Comunicação de massa e multiculturalismo.
Leiam os textos clicando nos temas abaixo e defina o que é:
Indústria Cultural
Meios de Comunicação em massa
Multiculturalismo
Para definir os temas cliquem nos comentários das atividades e respondam. Irei avaliar as respostas. Leiam atentamente acima como postar comentários no blog.

13 comentários:

Prof. Luciana disse...

Boa Atividade!!!

felipe, fernando e welison disse...

1: A lógica mexe com raciocínios válidos, para buscar melhores condições para as pessoas, dentre outras coisas. Pode ser considerada uma disciplina introdutória para qualquer estudo filosófico. Isso por que ela lida com raciocínios e argumentos, e estes fazem parte de qualquer reflexão filosófica. Existe a lógica tradicional (mais simples e mais acessível e que desenvolveu a lógica matemática) e a lógica matemática (usada como base científica).

2:Todas elas se referem a inferências inválidas, a raciocínios corrretos, a leis do pensamento. O homem sempre foi fascinado pelo pensar e pelas regras deste pensar.

3: A dedução é um tipo de raciocínio que parte de uma proposição geral (referente a todos os elementos de um conjunto) e conclui com uma proposição particular (referente a parte dos elementos de um conjunto), que se apresenta como necessária, ou seja, que deriva logicamente das premissas.Aristóteles chamava o raciocínio dedutivo de silogismo e o considerava um modelo de rigor lógico. Entretanto, é importante notar que a dedução não traz conhecimento novo, uma vez que a conclusão sempre se apresenta como um caso particular da lei geral.
Assim, a dedução organiza e especifica o conhecimento que já temos. Ela tem como ponto de partida o plano do inteligível, ou seja, da verdade geral, já estabelecida.

Anônimo disse...

Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos.
Elas são as empresas que usam os meios de comunicação como radio, tv e internet,para transmitir a cultura , visando lucro.
Mas porem existem empresas que usufluen de mesagem subliminares de mal fé que afetam a mente dos usuarios.

os meio de comunicação em massa visam por meio de tvs, radios , internet para transmitir informações e interterimento a varias pessoas ,o primeiro jornal surgio no seculo XVI. Atuamente vem cresendo um alto numero de midias a mais comum ainda e o radio, de pois vem a tv e ganhando espaço a internet , conluindo podemos dizer que de o meio de comunicação em massa sao uma forma pratica de trazer informação e intreterimento

multiculturalismo e espaço onde tem varias culturas.ele tambem implica nas minorias sociais


cristiam, raquel e matheus

Camila,Cristiane,Geovana e Susani disse...

1- Indústria cultural:empresas e instituições que trabalha com projetos como:rádios,canais de televisão,revistas e etc.Sua origem se deu através da sociedade capitalista que trasnformou a cultura em um produto comercializado.
A forma cultural principal nessas indústrias é a televisão.pois ela ensina e forma indivíduos mais cedos,cm ela ficamos mais informados e podemos observar temas e culturas diferentes em qualquer idade e horário.Diante de tantas informações podemos considerar esse produto bom que é capaz de mostrar conteúdos reveladores e contribuir para o desenvolvimento humano.
No Brasil, a indústria cultural não é homogênea, pois foca temas, assuntos e culturas estrangeiras no lugar de ensinar e incentivar o interesse sobre a história e as tradições do próprio país.


2-MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA : Meios de comunicação de massa ou mídias são os meios ou canais de comunicação usados na transmissão de mensagens a um grande número de receptores. Nas relações sociais de comunicação (dia a dia ), os meios de comunicação de massa mais comum são os jornais/as revistas, o rádio, a televisão e, o mais recente, a Internet. As obras de Cinema, de Teatro e de outros tipos de Artes também se tornaram meios de comunicação de massas, mas artísticos.
A televisão surgiu nos anos 40 nos Estados Unidos e ,nos anos 50, no Brasil. É um “liqüidificador cultural”, pois é capaz de diluir Cinema, Teatro, Música, Dança, Literatura, etc, num só espetáculo, além de ser um meio de entretenimento. Para Muniz Sodré, esse que é o meio de comunicação mais poderoso, aquele que mais influencia o receptor, portanto o meio mais persuasivo que existe, é responsável por uma relação social abstrata, passiva e modeladora dos acontecimentos: o receptor recebe a mensagem pronta através de imagens que consome imediatamente, sem que haja tempo de refletir sobre elas. No Brasil, há 3.000 emissoras de rádio e 500 emissoras de TVs, controladas por apenas 9 famílias brasileiras, que também controlam as novas tecnologias de comunicação, como as TVs a cabo, por exemplo. A Internet tornou-se o mais novo e mais eficaz meio de comunicação de massa. Por isso, ainda é o menos abrangente, já que para ter acesso a ele, é preciso ter um computador, uma placa de “fax modem”, uma linha telefônica e um provedor de acesso.

3- Multiculturalismo:Hibridismo, diversidade étnica e racial, novas identidades políticas e culturais: estes são termos diretamente relacionados ao rótulo multiculturalismo. A despeito das querelas acerca das origens dessa nova fase, o fato é que as discussões acerca do multiculturalismo acompanham os debates sobre o pós-modernismo e sobre os efeitos da pós-colonização na cena contemporânea, o que se verifica de forma mais evidente a partir dos anos 1970, sobretudo nos Estados Unidos. A globalização do capital e a circulação intensificada de informações, com a ajuda de novas tecnologias, longe de uniformizar o planeta (como propalado por certas interpretações fatalistas), trazem consigo a afirmação de identidades locais e regionais, assim como a formação de sujeitos políticos que reivindicam, a partir das garantias igualitárias, o direito à diferença.
No campo das artes, o multiculturalismo assume formas muito variadas, ainda que possua sempre caráter engajado e intervencionista, definido em função da experiência social do artista: sua origem, pertencimento de classe, opção sexual etc.
O Movimento Chicano (1965-1975), originário da luta contra a discriminação dos imigrantes mexicanos nos Estados Unidos, deve ser lembrado em função de seu ativismo artístico, revelando novos artistas e promovendo a criação de centros culturais "mexicanos-americanos" e hispânicos.

Unknown disse...

João Pedro,Vitor e anderson 2°ano
Indústria cultural são empresas que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, radios, revistas, entre outras,relacionando o lucro com a cultura.
Foi criada pela sociedade capitalista que fez da cultura um produto comercializante.
A principal cultura construida pelas indústrias é a televisão.
A produçãoque a indústria cultural realiza é focada no interesse lucrativo, o que impõe um determinado padrão a ser mostrado que transforma o espectador numa pessoa de crítica rebaixada e de mente narcotizada.
Meios de comunicação de massa são os meios ou canais de comunicação usados na transmissão de mensagens a um grande número de receptores. Nas relações sociais de comunicação, os meios de comunicação de massa mais comum são os jornais as revistas, o rádio, a televisão e, a Internet. As obras de Cinema, de Teatro e de outros tipos de Artes também se tornaram meios de comunicação de massas, mas artísticos.
O jornal foi o primeiro meio de comunicação de massa criado pelo homem.Que tomou sua forma de hoje na França em 1836.
O radio e sempre foi o melhor meio de comunicação pois o espectador não prescisa ler e escrever.Os primeiros inventos e radio foram no século XIX, nos pises norte americanos começaram as primeiras emissoras de radio em 1920 e as do Brasil em 1922.
A televisão surgiu nos Estados Unidos nos anos 40 e no Brasil nos anos 50.Alguns chamam de liquidificador cultural pois pode mostrar todas culturas juntas.
A Internet tornou-se o mais novo e mais eficaz meio de comunicação de massa. Por isso, ainda é o menos abrangente, já que para ter acesso a ele, é preciso ter um computador, uma placa de “fax modem”, uma linha telefônica e um provedor de acesso...
O multiculturalismo é diversidade étnica e racial, novas identidades políticas e culturais: estes são termos diretamente relacionados ao rótulo multiculturalismo. Se a diversidade cultural acompanha a história da humanidade.
Os artistas falam de um lugar, que é o dos não-WASP (white anglo-saxon protestant/anglo-saxão branco protestante): as mulheres falam a partir da condição feminina, assim como os afro-descendentes, os hispânicos, os índios etc.
Nos Estados Unidos - onde o multiculturalismo é definido e teorizado por intelectuais de origem terceiro-mundista, atuantes nas universidades norte-americanas -, as relações entre produção artística e política se estreitam na década de 1970, basta lembrar a criação, em 1969, do Art Workers Coalition - AWC [Coalizão dos Trabalhadores de Arte], em Nova York, e do simpósio organizado pela revista Artforum, "O artista e a política".
Estados Unidos - trazem os debates sobre a diversidade cultural e produção de identidades para as obras que realizam. A chamada arte gay conhece maior notoriedade em função do impacto da AIDS no mundo artístico de Nova York e da atuação de grupos como o Act-up e o Gran Fury, nas décadas de 1980 e 1990.
Na música jovem, das periferias urbanas, define-se o espaço de uma cultura negra: o funk, o rap, o hip hop. O campo das artes visuais sofre o impacto dessas problemáticas - a experiência das minorias aparece tematizada em um ou outro artista -, ainda que pareça difícil localizar aí uma produção de cunho multicultural com contornos definidos.

danielly,mariaester,vinicuis.agson disse...

cultura industrial:ela é feita atras de meios de comunicação como revista jornais etc.. ela é capaz de infruencia o leitor (invade seu subconciênte) levando a agir conforme é ppublicado nessas revista é capaz de fazer uma éssoa comprar algo ou agir de certo modo bom mas no Brasil q ela podia ser usada por exemplo pra levar valores a pessoas não é feito isso é apenas utilizada para vender seusprodutos!
meios de comunicação de massa: é como o jornal,rádio,televisão é utilizada para enformar as pessoas dos aconteçimentos da região do mundo, esse meio de comunicação é o que mais atinge a população e hoje ñ ter informação´é muit ruim e com isso surge empresas q vendes canias de tv, assinaturas, e ganham assim seu dinheiro, muitas vezes iludindo os espectadores.
multicururalismo:basicamente diz que cada pessoa vai lutar para ter sua cultura valorizada para mostrar presença no mundo que cada um lutara por seus ideias, mostrando sua cultara atraves da arte da musica dos meios de comunicação por todo lugar que for possivel.

Natalia, Lori e Rafael disse...

A cultura industrial trabalha com a produção de objetos usados no nosso dia-a dia, como jornais, radio, revistas e varios outros. Usar o produto da cultura para trazer lucros.A principal cultura industrializada é a televisão que mostra diversas formas de vida e aprendizagem.

Meios de comunicação da massa são os meios de transmissão e comunicação, os mais comuns são: jornais/revistas,internet,radio e televisão. O jornal foi o primeiro meio de comunicação que existiu o radio é ainda o meio de comunicação mais popular. A televisão surgiu no Brasil nos anos 50 é um espetaculo num só, alem de ser um meio de entreterimento. A internet é o mais novo meio de comunicação e o mais eficaz. Cada vez os meios de comunicação estao crescendo mais e ficando mais eficaz.

Multicfulturismo significa a diversidade étnica e racial, a diversidade entre as pessoas.

Natalia,Lori e Rafael

Unknown disse...

Cássia,Dieska,Alaide


1-È que através da sociedade capitalista que transformou a cultura num produto comercializado.
A Tv é o que mais influencia as pessoas com as propagandas possuem mensagens subliminares,que conseguem escapar da consciência, que tendo a provocar alinação.
Em vez de ensinar a historia e as tradições do próprio país.,Infelizmente so pensam na forma de ganhar dinheiro.

2-O primeiro meio de comunicação criado pelo homem foi o jornal.
Hoje temos várias formas de comunicação como jornais,revistas,rádio,TV e a internet.
Cultura de massa é como a noticia vinda da Tv visando o ‘’empobrecimento’’.
Cultura de Elite e de alto nível advinda dos meios intelectuais da sociedade. Aquele que só vai dominar no dia que toda a sociedade tiver maior escolaridade.

3-Multiculturalismo significa que a diversidade é étnica e racial, e á diversidade entre as pessoas.

crislaine disse...

1)Indústria cultural? é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos como,jornais, rádios, revistas e outras? Sua origem se deu através da sociedade capitalista que transformou a cultura num produto comercializado. exemplos?umas das principal formas culturais construída por indústrias é a televisão, que ensina e forma indivíduos cada vez mais cedo. 2)o que é Meios de comunicação de massa ou mídias? são os meios ou canais de comunicação usados na transmissão de mensagens.alguns exemplos são internet ,radios ,jormais etc.inclusive o jormal e o mais antigo deles? 3)Multiculturalismo: significa que a diversidade é étnica e racial, e á diversidade entre as pessoas

wesley de oliveira zanata disse...

este texto sobre meios de comunicação em massa é muito interessante abrange deste projetos culturais até meios de comunicação em massa como a propria internet, radio e televisão!!!!
Gostei muito deste texto, fala como foi o primeiro meio de comunicação... enfim muito legal!!!!

wesley de oliveira zanata. disse...

Multiculturalismo: significa que a diversidade é étnica e racial, e á diversidade entre as pessoas, isso na minha opinião significa que cada pessoa tem seu proprio jeito de pensar, agir e fazer alguma coisa mas todos temos a capacidade de escolher da melhor forma possivel o jeito de resolver um determinado assunto....

cassiano,josé henrrique 2° ano disse...

1-Indústria cultural? é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos como,jornais, rádios, revistas
2-MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA : Meios de comunicação de massa ou mídias são os meios ou canais de comunicação usados na transmissão de mensagens a um grande número de receptores.
3-basicamente diz que cada pessoa vai lutar para ter sua cultura valorizada para mostrar presença no mundo que cada um lutara por seus ideias, mostrando sua cultara atraves da arte da musica dos meios de comunicação por todo lugar que for possivel.Multicfulturismo significadiversidade entre as pessoas.

kaique,iasmim disse...

1-)Industrial cultural? é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos como,jornais, rádios, revistas.
2-Meios de comunicação de massa são os meios ou canais de comunicação usados na transmissão de mensagens a um grande número de receptores.
3-multicururalismo:diz que cada pessoa vai lutar para ter sua cultura valorizada para mostrar presença no mundo que cada um lutara por seus ideias, mostrando sua cultara atraves da arte da musica dos meios de comunicação por todo lugar que for possivel.