9 de julho de 2010

ATIVIDADE 3º ANO - FILOSOFIA

LÓGICA.
Olá pessoal!
Clique aqui e leiam o texto sobre Lógica, em seguida responda as questões abaixo, no comentário dessa atividade.
Não esqueçam de colocar o nome para a avaliação das respostas.
1) Com suas palavras, defina o que é Lógica?
2) Vários autores definem o conceito de Lógica. O que estas definições tem comum?
3) Clique aqui, leia o texto e responda: O que é Raciocínio Dedutivo?
No início da página do blog tem uma explicação de como postar comentários, leiam com atenção!
Boa Atividade!!!

10 comentários:

Anônimo disse...

1) são modos de pensar sentir e agir, de um grupo social.embora eles sejam exteriores as pessoas, são introgetadas pelo individuo e exercem sobre eles o poder coercitivo.
2) nasceu em Epínal,alsácia descendente de uma familia de rabinos iniciou seus estudos filosóficos na escola normal superior de Paris, indo depois para alemanha , leceonou sociologia em burdeus.

3)A: a força que os fatos exercem sobre os individuos levando-os a conforma-se com as regras da sociedade em que vivem independentimente de suas vontades e escolhas.

b:Que eles existem atuam sobre os individuos independentimente de sua vontade ou de sua abesão conciente.

c:E social todo fato que é geral que se repete em todo seus individuos ou pelo menos na maioria deles por isso os fatos sociais manifetam sua natureza coletiva ou mesmo esado comum ao grupo como as formas de abitação d comunicação os setimentos e a moral.

Amanda/Andressa/Edilaine disse...

1)é um modo de pensar,agir,para distinguir entre o bem e o mal.

2)distinguir entre o correto e errado.

3)raciocionio dedutivo tem 3 modos diferentes:dedução, indução e analogia.
Segundo Aristoteles a dedução é um tipo de raciocínio que parte de uma proposição geral e conclui com uma proposição particular que se apresenta como necessária, ou seja, que deriva logicamente das premissas.
Assim dedução é especificar o conhecimento de ja temos.

Hafiza, Patricia e Rosilene disse...

1)A lógica é um pensamento, o conhecimento e o discurso de uma pessoa.Logo obedecidas ou nao a regras, possuem ou nao normas.Pode ser usada para tirar conclusao de algo, esta intimamente ligada a filosofia.


2)Todas elas se referem a inferencias validas, a raciocinio correto, a leis de pensamentos. O homem sempre foi facinado pelo pensar, pelas regras deste pensar.

3)Raciocinio dedutivo é a junçao do raciocinio mais a deduçao do conhecimento para concluir um assunto. Assim a deduçao organiza e especifica o conhecimento que ja temos. Ela tem como ponto de partida o plano do inteligivel, ou seja, da verdade geral ja estabelecida.

Ana, Dany e Faby disse...

1)Lógica é um modo que cada individuo tem em particular de pensar e através de argumentos e reflexções buscam chegar a conclusões senssatas sobre um assunto em questão, necessária ao entendimento de cada sr humano.

2)Que ambas se baseiam em argumentos e reflexções e consideram a lógica um estudo.

3)Que diante dos fatos cada um tem um modo diferente de interpretar e analisar um determionado assunto, atarvés de deduções lógicas e chegar uma conclusão.
Nomes:Ana Paula, Danielly e Fabiane.

Grazieli;Lais;Lillian disse...

1)A lógica é um campo estudado pela filosofia que tem como elemento o raciocínio e o argumento sendo eles corretos do incorretos,que apresenta métodos capazes de identificar esses argumentos.

2)Todas elas se referem a inferências válidas,a raciocínios corretos,a leis do pensamento.

3)O racicínio dedutivo é aquele que organiza e especifica o conhecimento que já temos,ou seja, da verdade geral,já estabelecida.

Adriana/Eloisa/Jaqueline Sotolani disse...

1)É um pensamento que faz parte de uma reflexão com raciocínios e argumentos.

2)Todas elas se referem a inferências válidas,a raciocínios corretos,a leis do pensamento.

3)Podemos raciocinar ou argumentar logicamente de três modos diferentes, fazendo uso da dedução, da indução ou analogia,a dedução é um tipo de raciocínio que parte de uma proposição geral.

Marcos Pacheco,Carlos,Jonatan,Eduardo disse...

1.resposta:nos entendemos q existe varios tipos de lógica e tambem ela é usada para distinguir o raciocinio correto do incorreto.

2.resposta:tem em comum q eles todos querem dizer q lógica significa estar certo e qtrata de argumentos e inferências.

3.resposta:é quando nós deduzimos ou seja não precisamos ler em algum lugar ou pesquisar com alguem ou mesmo fazer alguma conta.vem da nossa cabeça.

natielly ligia e poliana disse...

natielly poliana e ligia
1)modo de pensar e de agir a lógica é o pensamento para aplica-las corretamente na procura e demonstraçao da verdade.Enfim é a idéia,argumento,pensamento etc
2)todos definem que a lógica éo estudo dos principios para distinguir o nosso raciocinio eo modo de pensar
3)Podemos raciocinar ou argumentar logicamente de três modos diferentes, fazendo uso da dedução, da indução ou analogia,a dedução é um tipo de raciocínio que parte de uma proposição
O racicínio dedutivo é aquele que organiza e especifica o conhecimento que já temos,ou seja, da verdade geral,já estabelecida.

Adalberto, Jaqueline, Renata e Thairiny disse...

Nomes:Jaqueline,Renata, Thairiny e Adalberto.

1) Lógica é,um raciocínio que devemos ter para pensar,expressar e agir de acordo com a filosofia da vida,é uma reflexão.

2) Todos falam e defendem que a lógica é uma distinção do certo e errado.

3) É um raciocínio muito interessante,pois tem 3 modos diferentes de argumentar e raciocinar a dedução a indução ou analogia.A dedução organiza e especifica o conheimento que já temos. Ela tem como objetivo o plano do inteligível, ou seja, da verdade geral, já estabelecida.

felipe, fernando e welison disse...

1) A palavra lógica, originada da palavra grega logos,lida com argumentos, com questões de raciocínio. Muitas vezes a lógica nos leva a uma conclusão, falsa ou verdadeira, perante alguns fatos apresentados - premissas. O que o ser humano busca é ultizar a lógica como forma de melhorar as condições de vida, abrangendo tanto os pontos de vista animal, ambiental, como a si próprio. A lógica tradicional, forma mais comum e mais acessível, originou a lógica matemática ou simbólica. Sempre buscamos distinguir o raciocínio correto do incorreto através da lógica.

2) Todas as definições se referem a inferências válidas, a raciocínios corretos, a leis do pensamento.O homem sempre foi fascinado pelo pensar e pelas regras deste pensar.

3)A dedução é um tipo de raciocínio que parte de uma proposição geral (referente a todos os elementos de um conjunto) e conclui com uma proposição particular (referente a parte dos elementos de um conjunto), que se apresenta como necessária, ou seja, que deriva logicamente das premissas.O silogismo, como era chamado o raciocínio lógico por Aristóteles, não traz conhecimento novo,ela organiza e especifica o que já temos e tem como ponto de partida a verdade geral, ou seja, o plano do inteligível.