28 de junho de 2011

Guerra Fria - Atividade 9º Ano

Olá pessoal!
Nós estudamos sobre a Guerra Fria e vimos todas as disputas entre União Soviética e Estados Unidos, e melhor dizendo, entre capitalismo e socialismo.
Para concluir leia os textos que estão abaixo e responda com suas palavras, nos comentários, as seguintes questões:
1 - URSS e EUA não se confrontaram diretamente em combates armados, mas participaram de algumas guerras indiretamente, cite duas guerras que aparecem nos textos, explicando cada uma delas:

2- Explique com suas palavras como se deu o fim da Guerra Fria?

3- O que significa Terceiro Mundo?

Guerra Fria
Afinal, quem venceu a Guerra Fria?

8 comentários:

lidiane marques correia disse...

GUERRA DA CORÉIA : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.
GUERRA DO VIETNÃ : Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista.

Mayza Ferreira Ortiz disse...

1° Questão:

Guerra da Coréia : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território.região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.
Guerra do Vietnã : Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país.Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista.

2° Questão:

A falta de democracia, o atraso economico e a crise nas republicas sovieticas aceleraram o socialismo no final da decada de 80. No

Danlei e Denise disse...

1:URSS e EUA não se confrontaram diretamente em combates armados, mas participaram de algumas guerras indiretamente, cite duas guerras que aparecem nos textos, explicando cada uma delas:
Resposta:URSS e EUA não se confrontaram diretamente em combates armados, mas participaram de algumas guerras Indiretamente Sim!!! Guerra da Coréia : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.

Guerra do Vietnã : Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista.

luis fernando disse...

1-Guerra da Coréia : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território.
Guerra do Vietnã : Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país.

Anônimo disse...

Guerra Fria-9ºANO.Respostas:

1)Houve duas guerras:
-Guerra da Coréia:foi palco de um conflito armado de grandes proporções,apos a revolução da China, a Coreia sofria pressão para adotar o sistema socialista em todo o territorio.A parte sul do pais resiste com o apoio dos EUA.A guerra durou dois anos.Apos a guerra o lado Norte ficou sob influencia sovietica e com sistema socialista, e o lado Sul fico com o sistema capitalista.
-Guerra do Vietnã:Essa guerra durou entre os anos de 1959 a 1975 com a intervenção dos EUA e URSS.O soldados norte-americanos sob varios aparelhos tecnologicos, tiveram dificuldades de enfrentar os soldados vietcongues.

jozilene jaine c disse...

Guerra da coréia ;apos a revolucão maoista ocorrida na china , a coréia sofre pressoes para adotar o sistema socialista em todo o seu territorio . A coréia do norte ficou sob sob influencia sovietica e com sistema socialista enquanto a coréia do sul manteve o sistema capitalista . Guerra do vietnã teve conflitos

Thaina disse...

1-Guerra da Coréia:A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista!!!
Guerra do Vietnã : Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país.Muitas pessoas entre civis e soldados morreram e m combates;Os EUA sairam de4rrotados e tiveram que abon donar o territorio Vietnamita de Forma Vergonhosa em 1975.
O vietnã passou a ser Socialista!!!
2-

3-"Terceiro Mundo", queriam dizer que queriam defender os seus próprios interesses, preferindo permanecer neutros na Guerra Fria. Ou seja, não queriam estar alinhados nem com o Primeiro Mundo (o bloco liderado pelos Estados Unidos) e nem com o Segundo Mundo (o bloco liderado pela União Soviética)!!!

sara ,cintia, ana paula disse...

Atraves do jogo conseguimos aprender mais sobre o sistema feudal e sobre todas as areas que cada classe social da época estava dividida, quais eram as suas obrigaçoes e o que os servos, senhores feudais exerciam na epoca